SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PAUSA – MOACIR SCLIAR
TEMPO PREVISTO: 10 aulas
SÉRIE/ANO: 8ªsérie/9ºano
CONTEÚDO TEMÁTICO:
Conto – definição e característica estudo do gênero, discurso direto e indireto, pontuação, ortografia, acentuação, foco narrativo – vocabulário, dados do autor, estudo do tema e título.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
H1 – Identificar o estudo do sentido produzido em um texto literário pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
H22- Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.
ESTRATÉGIA:
Leitura silenciosa e oral
Levantamento do conhecimento prévio do aluno com roteiro de questões
Utilização de figuras para leitura d imagens, (cansaço, nervosa, repouso, etc.)
Dramatização
Música (Gilberto Gil – Vamos Fugir) trabalhar a fuga da realidade
Pesquisa (quais os tipos de problemas que levam á da realidade), uso dos dicionários, discussão em grupo e fechamento oral.
RECURSOS:
Música
Imagem
Livro didático
Figuras
Dicionário
Biblioteca
Vídeos CDs
Textos diversificados
Internet
AVALIAÇÃO:
Participação das atividades individuais e em grupo, observação da entonação da leitura oral do aluno,
Nenhum comentário:
Postar um comentário