domingo, 16 de junho de 2013


Situação de aprendizagem

Meu primeiro beijo

Público Alvo: 7 º ano
Duração: 6 aulas
Conteúdo Temático: fruição e ativação das estratégias de leitura,elementos da narrativa.
Objetivos: desenvolver e ampliar a capacidade leitora e reconhecer a tipologia narrativa.

- Levantamento do conhecimento prévio e checagem de hipóteses:
- Antes de iniciar com o texto, mostrar a imagem da escultura de Rodin e começar com roda de conversa:
Do que se trata essa escultura?
Quem já deu o primeiro beijo?
Apresentar o título do texto explorando a palavra beijo
O professor deve listar questionamentos que contemplem os conhecimentos de mundo do aluno, suas expectativas com relação ao texto:
1- Do que se trata esse texto?
2- Em que meios podemos encontrar textos como este?
3- Como o texto se estrutura?
4- Quem o escreveu? Você sabe algo sobre ele?
5-O que você acha que o texto vai nos apresentar?
Após a leitura feita pelo professor,ele fará um levantamento dos elementos da narrativa:
1 - O texto apresentou as informações que você esperava?
2- Que palavras dificultaram o entendimento do texto?
3- Que palavras repetidas no texto resumem a sua ideia principal?
4- Quais são os personagens principais?
5 - Onde a história acontece?
6 - Que expressões indicam tempo na narrativa?
7 - O narrador participa ou não da história?
8 - Que outros textos, músicas e filmes você conhece que fala sobre esse mesmo tema?

Recursos:Música (Já sei namorar - Tribalistas),imagem de escultura de Rodin,dicionário, texto impresso, pesquisa na internet, fichas organizativas.
Avaliação: A participação oral durante a roda de conversa, os relatos vivenciados por eles e produção de um poema com o mesmo título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário