terça-feira, 4 de junho de 2013

Algumas palavras sobre minhas leituras

Quando criança, eu morava numa cidadezinha muito pequena, sem muito lazer. Então, como entretenimento, as famílias vizinhas costumavam reunir-se à noite, em frente às casas, para narrarem histórias, que, embora fictícias, faziam a todos que as ouvissem, acreditar que eram verdadeiras. Umas causavam medo, outras, curiosidades. Eram muito interessantes e, quanto mais se ouvia "aqueles causos", mais era despertada a vontade de se ouvir mais um. Fui crescendo e despertando o interesse por contos orais e pela leitura, mas não vou dizer que lia tudo que estivesse ao meu alcance. Naquele período de minha vida, a leitura só me chamava a atenção se viesse acompanhada de boas ilustrações. 
Sempre gostei muito de histórias em quadrinhos, por isso li muito Tio Patinhas, Pateta, Pato Donald, Mônica, Cebolinha entre tantas outras HQS, mas a HQ que mais me marcou foram as histórias de Tex Willer,um herói,Cowboy,ranger ou algo que o valha, do velho faroeste Americano, acho.
Já na minha adolescência, passei a ler também, Literatura de Cordel. Despertei esse interesse, levada pelo meu pai, que, de vez em quando, lia algo desse gênero para mim e meus irmãos e ainda comentava o assunto.
Mas o meu interesse por Literatura aconteceu mesmo quando cursei o ensino médio, devido aos  comentários que minha professora fazia e isso me levou a ter interesse em aprofundar o assunto, por isso fiz Letras. Amo os bons livros e os bons escritores. Sou uma apaixonada por Clarice Lispector.
Em 2006, matriculei-me na USP e tive a oportunidade de fazer um curso de especialização nas obras dessa incrível escritora.
Vivi cerca de seis meses mergulhada em suas ótimas narrativas. Antes disso, eu já havia lido Macabéia, Maçã no escuro, A vida íntima de Laura, O caso do coelho pensante e, com o curso, entre leituras e análises de contos, comolaços de família primeiro beijo, e crônicas como mineirinho, tive o prazer de ler uma de suas obras que, na minha opinião, é no mínimo, impressionante. A Paixão segundo GH.
Quanto a outras leituras, que faço apenas pelo prazer da fruição, posso citar o gênero aventura, que me prende muito.
Rosa dos Santos Couto

Um comentário:

  1. Boa noite, Rosa. Adorei seu texto. Todas nós aprendemos a mar um livro, não é mesmo!. Também comecei a leitura com as histórias em quadrinho e sempre adorei a Margarida e o Pato Donald, o tio Patinhas, o Pateta e morria de rir com a Mônica e sua turma. Depois vieram os contos de fadas. Depois muito depois, os clássicos das literatura Brasileira, Portuguesa e Universal. Nesse mundo, rimos, nos emocionamos, choramos, nos surpreendemos e aprendemos pois aprendemos a relacionar toda prática leitora com o nosso viver. Amos tantos personagens... só não os cito pois a lista aqui ficaria enorme, mas sabe, quando Saramago morreu e vi a reportagem pela tv, chorei e dizia , este ano, nunca mais vou ter o prazer de ler um novo livro seu, do mesmo modo sou apaixonada por Gabriel Garcia marques e muito me emocionei ao ler a carta em "despedida" que escreveu a seus amigos e que foi publicada na internet, é linda. Muito prazer em ter compartilhado esta experiência, muito obrigada.

    ResponderExcluir